A Leitura No Século XXI: E-Books

Vantagens e Desvantagens

 

Garoto com tablet ao lado de uma pilha de livrosO avanço da tecnologia e a expansão da internet e dos computadores causou uma brusca mudança no cotidiano nas sociedades de todo o planeta. Alguns anos atrás, liamos jornais impressos, nos comunicavam por cartas e nos divertíamos jogando xadrez ou futebol. Percebe a diferença? Atualmente escolhemos que noticiais desejamos ler através de nossos smartphones, à comunicação é instantânea por meio de redes sociais e nos divertimos matando zumbis ou dançando na frente de nossos videogames.

Outro costume que foi modificado juntamente com essas mudanças culturais foi o modo com que lemos. Primeiramente, ao que se diz respeito á noticias, nossa prática mudou drasticamente, uma vez que graças á Internet, não precisamos esperar o lançamento de um jornal diário para recebermos a noticia de ontem, basta navegar na Internet e receber as noticias de agora. Dessa forma, os jornais e revistas impressas que sobreviveram ás mudanças, perceberam a adaptação ao novo modo de vida e estão se adaptando continuamente.

De outro lado temos os livros, que estão sendo substituídos gradativamente pela onda crescente dos e-books. Mas afinal o que são os E-Books?

Significado de EbookComo tudo que está em uma transição para o lado mais tecnológico, o dilema entre escolher um livro ou e-book é intenso. Dos dois lados á pessoas que apoiam o bom e velho livro físico e outros são entusiastas pela nova tecnologia dos e-books.

Abaixo estão questões de embate dos dois tipos de livro, veja:

Livro X Ebook

 Conforto – Dependendo da grossura e peso do livro, a leitura através de um tablet ou leitor próprio, como o Kindle, pode ser bem mais confortável, já que aparelhos como este não costumam pesar mais que 300 gramas. Em contrapartida, o brilho da tela da maioria dos leitores podem incomodar os olhos de pessoas com problemas de visão, o que pode comprometer o tempo máximo de leitura.

Mobilidade – Isso pode variar segundo o tamanho do livro físico. Mas de uma maneira geral, os tablets, Kindles e smartphones podem carregar consigo dezenas de livros, o que torna a leitura digital muito mais flexível e móvel. De outro lado, a aquisição de e-books é bem mais fácil que livros físicos, já para comprar um livro, basta ter acesso a Internet.

Meio Ambiente – Sem sombras de dúvida a leitura digital traz muito menos desvantagens á natureza, uma vez que as arvores serão conservadas graças o fato de não ser necessário imprimir tantos livros. Embora a produção de aparelhos digitais também ofereça certo percentual de poluição, esses aparelhos, se bem usados, pode ter uma maior tempo de vida útil graças á opção de sempre poder receber e excluir livros.

Preço – Neste quesito é necessário observar os dois lados da moeda. Primeiramente, os leitores de e-books podem ser bem caros dependo da situação econômica do individuo, entretanto a popularização de computadores, tablets e smartphones, que possuem a função de leitor de e-book, pode facilitar o crescimento desta pratica. Já em relação ao preço de livros, os e-books costumam ser bem mais baratos, já que não tem custos de armazenamento, acabamento e transporte.

Experiência – Este ponto é o mais apoiado pelos entusiastas de livros físicos. É inegável que para um leitor assíduo, não há experiência melhor que virar a pagina de um livro ou sentir seu cheiro.  Em relação à liberdade de marcar folhas e fazer anotações tanto os livros físicos, quanto os últimos leitores possui esta possiblidade.

  Ebook

Ao analisar passo-a-passo a experiência que ambos oferecem, percebemos que o livro digital está alguns passos a frente do livro físico. As limitações de hardware em alguns anos desaparecerão e os aparelhos digitais conseguirão oferecer uma melhor experiência que livros físicos. Pode ser um processo lento, mas daqui á uma(s) década(s), possivelmente os livros digitais serão mais utilizados que o físico.

Sobre Matarazzo

Administrador formado pela Universidade Paulista e Tecnologia em Sistemas para Internet pela Uninove. Trabalhando atualmente como Administrador de Micro Empresa e dedicando parte do tempo blogando sobre tecnologia e web marketing.
Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge